terça-feira, 28 de junho de 2011

Engenheiro idealiza empresa de sucesso


Site do Empreendedor
Estagiário identifica deficiência na prestação de serviços no mercado industrial e gerencia empresa de automação em Curitiba. Hoje é exemplo para muitos gestores e empreendedores.
Foi na satisfação do cliente que o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral buscou inspiração para idealizar uma empresa de sucesso em Curitiba-PR, que emprega, hoje, mais de 40 funcionários e detém grande fatia do mercado em que atua. A Engerey, focada na montagem de painéis elétricos e no desenvolvimento de soluções em automação industrial, mudará para uma sede com mais de 1.000 metros quadrados. Segundo o Eng. Eletricista, isto é a conseqüência de muito trabalho e seriedade ao atender seus clientes, apostando sempre em inovação como principal diferencial da empresa.
Amaral conta que tudo começou quando entrou para trabalhar como estagiário na Reymaster - Distribuidora de Materiais Elétricos, em 1999. Em seus contatos com os clientes, identificava as dificuldades e inseguranças de seu público, que focavam necessidade de suporte técnico e consultoria para escolha de produtos adequados, além de indicações técnicas. Não tardou para que a Reymaster oferecesse essa nova gama de soluções, além de um dos melhores pós-vendas da categoria.Foi nesta mesma época que o Engenheiro notou o grande vazio no mercado de empresas e profissionais especializados em prestar serviços de montagem de painéis elétricos, principalmente nas aplicações com inversores de frequência e módulos lógicos. Muitas indústrias compravam os materiais na Reymaster e terceirizavam ou montavam seus painéis, com todos os riscos e dificuldades.
Sempre em direção às necessidades e satisfação de seus clientes, a Reymaster passou então a oferecer a montagem de painéis elétricos e automação industrial. No início a montagem de painéis acontecia num espaço de 30 metros quadrados no meio do estoque, com apenas três funcionários.Em 2002, os responsáveis pela oferta destes serviços abriram uma empresa somente para essa finalidade, chamada Reymaster Automação.
A gama de serviços oferecidos aos clientes aumentou, juntamente com o tamanho da empresa. Atualmente, num espaço de aproximadamente 300 metros quadrados, a empresa oferece montagens de painéis elétricos, programação de CLPs, programação de supervisórios, painéis de automação, acionamento de motores através de partidas convencionais (direta, estrela-triângulo, compensadora), acionamento de motores através de partidas estáticas (soft-starters, inversores de frequência), painéis de distribuição de energia, painéis de tomadas, painéis para correção de fator potência e outros.
Em 2009 a Reymaster Automação passa então a se chamar Engerey e faz novas contratações, consolidando um crescimento anual de 20%. Dentre seus principais clientes destacam-se Copel, Sanepar, Petrobrás e Fluipress Automação.
No novo espaço de mais de 1.000 metros quadrados, a Engerey espera um crescimento em 2009 de 15% na carteira de pedidos, mas segmentado em automação mais complexa, com o uso de CLPs, inversores de freqüência e supervisórios, o que deve refletir em um faturamento na ordem de 30 a 40% de aumento. O principal benefício da ampliação refere-se à logística nas linhas de produção, as quais poderão ser seriadas, devido aos novos espaços físicos criados. Os ambientes únicos possibilitarão a redução nos custos de produção, além de possibilitar o aumento imediato da capacidade produtiva. A empresa ainda espera crescer muito mais, acreditando ser uma tendência do mercado que as empresas optem cada vez mais por soluções integradas.
Principal lema da Engerey: Um passo de cada vez e sempre sustentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário